Assédio sexual no trabalho: guarde as provas, não se cale, denuncie!

Campanha do MPT com a OIT visa conscientizar trabalhadoras, trabalhadores e empresas a respeito da prática 

Brasília - Qual a diferença entre paquera e assédio sexual? O que é assédio sexual e quais suas caraterísticas? O que pode acontecer com quem comete esse tipo de atitude? Como prevenir, denunciar e provar? E de que forma o Ministério Público do Trabalho atua? As respostas estão nos seis vídeos da campanha do MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, que culminam com o alerta: “guarde as provas, não se cale, denuncie”!

Continue Lendo

Imprimir

Audiência no MPT: CIGÁS apresenta cronograma para realização de concurso público para 77 cargos

Em audiência, nesta segunda-feira (18/12), na sede do Ministério Público do Trabalho (PRT11), a Companhia de Gás do Amazonas-CIGÁS, apresentou cronograma para realização de concurso público para o ano de 2018 para 77 cargos.

Até o final de março de 2018 será publicado o edital e a convocação dos aprovados e demissão dos não concursados acontecerá a partir de novembro de 2018. Este chamamento será feito em 4 (quatro) etapas, dentro do prazo de validade do concurso.

Continue Lendo

Imprimir

Chega de trabalho infantil nos semáforos: Governo do Amazonas e MPT lançam colônia de férias envolvendo crianças e familiares

O Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, lançou na última sexta-feira (15/12), a colônia de férias com o tema “De Férias Sim, na Rua Não”, como parte do projeto Sinaleiras, executado pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) de Assistência Social (SEAS), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Prefeitura de Manaus e Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, com a participação de várias secretarias de Estado integradas à ação. O lançamento aconteceu na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste, local da Colônia de Férias, com a participação do governador Amazonino Mendes e do vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, dentre outros secretários de estado.

Continue Lendo

Imprimir

Greve cancelada: MPT media acordo para pagamento do 13º salário aos trabalhadores dos transportes

O procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT 11ª Região), Jorsinei Dourado do Nascimento, conduziu, na manhã desta quinta-feira (7/12), na sede da Procuradoria, audiência que definiu o pagamento do 13º salário aos trabalhadores dos transportes coletivos de Manaus para o dia 15 de dezembro.

A audiência contou com a participação do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Carmine Furletti, do Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM), Josenildo de Oliveira e Silva, o Presidente da SMTU, Franclides Corrêa Ribeiro, da Subsecretária do Tesouro do Município de Manaus, no exercício da Secretaria de Finanças do Município de Manaus, Mariza da Rocha Barreto Gentil, dos procuradores do Município de Manaus, Magdalena Araújo Pereira Ferreira e Walter Siqueira Brito, do vereador de Manaus, Jaildo de Oliveira, e o gerente da Agência Setor Público do Banco do Brasil, Gilberto Pinto Figueiredo Costa Neto, além de outros.

Continue Lendo

Imprimir

MPT comparece à Audiência Pública da Frente Parlamentar Mista de enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose –Frendhat

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), do Ministério Público do Trabalho, Fabíola Bessa Salmito Lima, participou da Audiência Pública “A Política de AIDS no Amazonas”, na manhã desta terça-feira, (5/12), na Assembleia Legislativa do Amazonas, propositura do deputado estadual Luiz Castro (REDE), da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose (Frendhat).

Continue Lendo

Imprimir